Escritores(as) participaram de sessão de autógrafos com debate, em Pelotas 

2016-08-16 17:48:00

Os escritores e as escritoras do livro ÁGUA: ELEMENTO ESSENCIAL DA VIDA, resultante da Oficina de Criação Literária Alcy Cheuiche promovida pela APCEF, participaram do 1º Ciclo de Palestras sobre Meio Ambiente, em Pelotas, na quinta-feira, 11 de agosto. O evento, do coletivo do Meio Ambiente de Pelotas, do qual o Sindicato dos Bancários faz parte, realizou uma rica troca de informações e reflexões acerca do tema do meio ambiente.

A obra, que já se fez conhecer através de eventos realizados em Porto Alegre, Gravataí, Caçapava do Sul e São Paulo, deixa clara a sua natureza: mais que uma obra literária, é uma bandeira levantada pela APCEF/RS e ingressa na cena literária nacional num momento em que a escassez de recursos hídricos aflora e a ideia da privatização desse bem ainda ronda algumas comunidades.


Escritores(as) autografaram o livro em Pelotas
Foto: Arquivo Pessoal

O escritor Alcy Cheuiche abriu as apresentações, saudando os(as) presentes e compartilhando um pouco deste belo trabalho, que reúne o trabalho de 13 escritores e escritoras, realizados nos encontros durante 10 meses, totalizando 52 contos.

Os escritores e as escritoras compartilharam com o público a leitura alguns contos do livro. O escritor Alcy Cheuiche destacou: "Durante a leitura dos contos, ergui os olhos do texto, algumas vezes, para verificar a reação da plateia: todos mergulhados nas narrativas. Parabéns também à diretoria da APCEF/RS pela iniciativa de nos oferecer esse tema universal e pela persistência em levar o livro aos locais onde a pregação é mais necessária: Pelotas ainda está sob ameaça de privatização da água. Colocamos nosso ombro no lado certo dessa luta."


Escritores compartilharam leitura de contos do livro

Após a leitura, aconteceu a sessão de autógrafos, que foi bastante prestigiada. A escritora Salete Mattje compartilhou a alegria deste momento: "Foi um dia muito especial. Pelotas está de parabéns pela preocupação com o Meio Ambiente. A participação do grupo de escritores com o livro ÁGUA: ELEMENTO ESSENCIAL DA VIDA no evento foi de uma importância ímpar. Conscientizar é o nosso objetivo principal."


Sessão de autógrafos do livro
Foto: Jairo Sanguiné/Sindicato Bancários de Pelotas

A diretoria da APCEF agradece a participação dos escritores e das escritoras que estiveram no evento: Gilmar Delvan, Charlie Schwantes, Eloi Wilges, Neiva Silva, Denise Maia, James Dominot, Karin Kestering, Ariane Severo, ao escritor Alcy Cheuiche e à diretoria do Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região e Coletivo Meio Ambiente de Pelotas pelo convite.

>Veja mais fotos em nossa página do Facebook

Compartilhe em todas as redes!

Share by: