Livro "João Cândido, o Almirante Negro" lançado em Encruzilhada do Sul e em Rio Pardo 

2016-09-06 20:18:00

Por inciativa da APCEF e do Sindicato dos Bancários de Santa Cruz do Sul e Região, o livro do escritor Alcy Cheuiche "João Cândido: o Almirante Negro" teve dois eventos especiais de lançamento: na Câmara de Vereadores de Encruzilhada do Sul, no dia 1º de setembro; e no Centro Regional de Cultura, em Rio Pardo, no dia 2 de setembro. As atividades foram bastante prestigiadas e contaram com palestra com o escritor, que compartilhou seus conhecimentos com o público.

João Cândido foi o líder de um acontecimento histórico no Brasil, a "Revolta da Chibata". Trata-se de um caso exemplar de uso de violência por parte do conjunto do Estado brasileiro contra rebeldes, particularmente, contra membros das classes populares. Assim, a denúncia da injustiça do governo e das forças armadas foi aos poucos criando em torno da memória da revolta a figura de um herói popular, o marinheiro negro João Cândido que foi o grande líder em 1910 para eliminar o uso de tortura pelo uso das chibatadas na Marinha Brasileira.


Grande público presente na Câmara de Vereadores de Encruzilhada do Sul

Um grande público participou da atividade em Encruzilhada do Sul, terra natal de João Cândido. Também estiveram presentes representantes de diversos movimentos culturais, como da Confraria João Cândido.

O associado da APCEF Luiz Gabbi Zanatta participou da atividade: "O evento foi muito interessante e teve boa repercussão na cidade. Foi um evento cultural importante e muito bem organizado. A APCEF está de parabéns pela iniciativa."


Participantes puderam conversar com o autor
Em Rio Pardo, o lançamento aconteceu no Centro Regional de Cultura. O espaço, onde funcionou uma Escola Militar, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (IPHAE) e passou por recente restauração através da LIC (Lei de Incentivo à Cultura). Hoje, o prédio é considerado um dos mais importantes símbolos da história Gaúcha e é o local de projetos que visam o desenvolvimento cultural da população.


Público conferindo a palestra do autor no auditório do Centro Regional de Cultura de Rio Pardo

Cassio Pires, da Agência Rio Pardo, elogia a iniciativa: "Sem dúvida alguma, iniciativas como esta devem ser apoiadas. A palestra foi muito interessante, nos oportunizou o contato com o escritor e em um local ótimo, que é o Centro Cultural."


Sessão de autógrafos e bate-papo com o escritor

Para quem quiser saber mais e adquirir o livro, consulte o site da Editora L&PM.



Tags: Cultural

Compartilhe em todas as redes!

Share by: