

Dia Internacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras
2023-05-01 19:51:00
Neste 1º de maio, Dia Internacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras, compartilhamos com vocês esse texto da psicóloga Maria Isabel Mattos:
Como anda sua relação com o trabalho?
Saúde mental é requisito para o bem-estar nas atividades profissionais, assim como em todas as esferas da vida.
A “produtividade” que esgota e adoece é falsa, porque cobra um preço muito alto, mais cedo ou mais tarde. É preciso encontrar o equilíbrio entre a ambição saudável, que nos estimula e faz crescer, e a produtividade tóxica, que nos afasta das coisas boas da vida.
O excesso de trabalho é a principal causa da Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional.
Os sintomas podem ser, entre outros, os seguintes:
- Cansaço físico e mental constante e excessivo;
- Dor de cabeça frequente;
- Alterações no apetite;
- Insônia;
- Dificuldades de concentração;
- Sentimentos de fracasso e insegurança;
- Alterações repentinas de humor;
- Isolamento;
- Dores musculares;
- Problemas digestivos.
Você se identifica? É importante lembrar que esses sintomas também estão presentes em uma grande variedade de síndromes e doenças. Somente a avaliação profissional de psicólogo ou psiquiatra é capaz de dar o diagnóstico da Síndrome de Burnout.
Outra questão importante é o assédio moral, caracterizado por situações constrangedoras e/ou humilhantes, que acontecem de forma corriqueira. Muito relacionado à cobrança excessiva (mas não somente), é uma fonte importante de sofrimento e adoecimento no trabalho.
Aproveite a data de hoje para refletir sobre como o trabalho interfere na sua vida. A psicoterapia é uma ferramenta poderosa para ajudar a encontrar o equilíbrio.
Compartilhe em todas as redes!