Encontro de Aposentadas e Aposentados da APCEF/RS aprova Carta de Porto Alegre sobre equacionamento e manifesta apoio à Rita Serrano 

2023-07-13 19:40:00

Com mais de 150 participantes, o Encontro de Aposentadas e Aposentados organizado pela APCEF/RS aprovou por unanimidade dois importantes posicionamentos: a Carta de Porto Alegre e moção de apoio à permanência de Rita Serrano na presidência da Caixa.

O encontro, que ocorreu no Auditório da Aiamu, no centro de Porto Alegre, contou, apesar da forte chuva, com a participação de dezenas de colegas de Porto Alegre e Região Metropolitana, e com uma representativa presença de colegas de Pelotas, que vieram em excursão para participar da atividade. Pelo Zoom, colegas de todo o estado acompanharam a atividade.

A Carta de Porto Alegre objetiva trazer ao centro do debate, em nível nacional, um tema defendido pela APCEF/RS desde o primeiro ano do equacionamento, há mais de meia década: é necessário separar claramente o que é déficit conjuntural do que é estrutural, e no cálculo do equacionamento têm que ser excluídos os valores oriundos de contencioso judicial trabalhista de responsabilidade da patrocinadora. O documento defende que, enquanto isso não ocorrer, não há transparência nem justiça, sendo necessária a suspensão do equacionamento e a revisão do mesmo.

O representativo encontro deliberou que a Carta de Porto Alegre seja disponibilizada na internet, para que tanto colegas como entidades possam aderir, e aprovou também, simbolicamente, a legitimidade para que os dirigentes associativos presentes procurem lideranças e entidades diversas para fortalecer a defesa desta pauta. Link da petição: https://chng.it/vy8vSR7QZC.

Por conta da pressão que tem sido feita pelo chamado “centrão”, que pressiona o governo com vistas a alcançar a presidência da Caixa, o encontro aprovou também, por unanimidade, posicionamento em favor da continuidade de Rita Serrano na presidência do banco.

Como palestrantes, o evento contou com o presidente da APCEF e diretor da Fenae, Marcos Todt; a diretora de Relações de Trabalho da Fenae e ex-presidente da APCEF/SP, Fabiana Matheus; e a diretora de Aposentados da Fenae e dirigente do Sindicato dos Bancários do Espírito Santo, Rita Lima.

O presidente da Associação Nacional dos Advogados da Caixa (Advocef), Marcelo Quevedo, teve um imprevisto e não pôde comparecer, mas gravou um vídeo que foi transmitido durante o encontro. A diretora de Aposentadas(os) e Previdência da APCEF/RS, Célia Zingler, coordenou o evento, que contou também com a participação da vice-presidenta da APCEF, Naiara Machado da Silva, e do assessor jurídico Ricardo Castro (AR Advocacia Humanizada). As advogadas Gabriela Felizardo, Luisa Castro e Luiza Coimbra, do mesmo escritório, oportunizaram atendimento individual para associados presentes ao evento.

Compartilhe em todas as redes!

Share by: