Ato pelo fim da jornada de trabalho 6x1 mobiliza o país nesta sexta-feira. Saiba como será em nossa região
Nesta sexta-feira (15/11), feriado da Proclamação da República, acontecerá em diversas cidades e em grandes capitais do país, atos pelo fim da jornada de trabalho 6x1. As manifestações fazem parte de uma campanha nacional liderada pelo Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), que defende a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), da deputada federal Erika Hilton (PSOL/SP).
A medida, que já conta com mais de 2,5 milhões de assinaturas em uma petição pública, busca reduzir a carga horária de milhões de trabalhadores, de diversos setores, proporcionando mais qualidade de vida. Apesar da resistência das elites, que alegam impactos econômicos, os organizadores lembram o quanto esses argumentos são absurdos e que colocações semelhantes foram usadas contra o salário mínimo e o 13º salário, ambos hoje consolidados e com reflexos que, além de proporcionarem qualidade de vida para os trabalhadores, movimentam de forma positiva a economia do país.
A mobilização busca pressionar o Congresso Nacional a avançar com a tramitação da PEC, que já obteve mais do que as 171 assinaturas necessárias para ser discutida na Câmara dos Deputados. A diretora de Relações de Trabalho da APCEF/RS, Simoni Medeiros, convida: "Participe deste ato e fortaleça a luta por condições dignas de trabalho".
Em Porto Alegre, o ato começa às 15h, no Gasômetro. Em Pelotas, o conselheiro da APCEF/RS, Nathan Irigoyen, integrou a plenária de organização do ato e reforça a importância da participação. Por lá, o ato também começa às 15h, no Chafariz do Calçadão.
A mobilização em outras capitais:
Brasília (DF) – Rodoviária do Plano Piloto, às 9h;
Florianópolis (SC) - Ao lado do Terminal de Integração do Centro (TICEN), às 10h;
Fortaleza (CE) – Praça do Ferreira, às 9h;
Rio de Janeiro (RJ) – Câmara Municipal (Cinelândia), às 10h;
São Paulo (SP) – Av. Paulista com Brigadeiro, às 9h;
Vitória (ES) – Assembleia Legislativa do ES, às 14h.
