APCEF/RS participa de Plenária do Comitê de Combate à Megamineração no RS
A APCEF/RS participou nesta segunda-feira (8) de plenária do Comitê de Combate à Megamineração no RS (CCM/RS), uma articulação responsável pela luta e vitória contra o projeto da Mina Guaíba, que pretendia instalar em Eldorado do Sul a maior mina de carvão a céu aberto da América Latina.
A Presidenta da entidade, Naiara Machado da Silva, e o assessor da diretoria Marcelo Soares, debateram junto com outras entidades, pesquisadores e movimentos sociais, propostas para o enfrentamento de novos projetos minerários previstos em sua maioria para o bioma pampa, além da necessidade de uma transição energética justa que acabe com a exploração de carvão, um dos maiores responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa no estado, mas encontre soluções para a reconversão dos trabalhadores desse setor.

Outra preocupação do CCM/RS é a descoberta recente de Universidades brasileiras, que identificaram rochas com altas concentrações de terras raras em Caçapava do Sul, no Rio Grande do Sul. Essa concentração é comparável e, em alguns casos, superior à de regiões conhecidas mundialmente, como a China. A descoberta, que envolve a identificação de afloramentos de carbonatito com minerais estratégicos como monazita-(Ce), aeschynita-(Ce), nióbio e tântalo tem o potencial de tornar o Brasil um ator global na mineração desses elementos essenciais para a alta tecnologia e a transição energética, o que deve atrair novos projetos minerários para a região.

A Plenária também definiu medidas de reorganização e fortalecimento das Frentes Técnica, Jurídica, de Comunicação e de Mobilização do CCM/RS, além de uma agenda de reuniões e eventos para os próximos meses, reforçando sua intervenção junto à sociedade gaúcha e a defesa de medidas que permitam o enfrentamento das novas ameaças minerárias e dos eventos climáticos extremos dos últimos anos no estado.
