APCEF promove oficina aliando sustentabilidade ambiental e geração de renda para comunidades
Seguindo nas ações da Rede Solidária construída partir da tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul, a Apcef/RS realizou no dia 28 de agosto, no Espaço Bem Viver Porto Alegre, uma oficina de sabão artesanal que foi destinada a uma comunidade de mulheres do Bairro Restinga, na zona Sul.

A oficina foi ministrada por Tatiane Moraes, do projeto Sabão da Tinga, que capacita mulheres para uma nova consciência de sustentabilidade, reciclagem e educação ambiental, além de gerar renda e autonomia às famílias alcançadas.

O sabão artesanal é produzido a partir do óleo de cozinha usado, de uma forma que não agride o meio ambiente. Além de ser tão útil no nosso dia a dia, a sua produção pode também ser uma fonte de renda e de autonomia.

Segundo a instrutora Tatiane Moraes, com os 5 litros de óleo utilizados nas atividades na oficina na APCEF, se deixou de contaminar 100 mil litros de água, caso o óleo fosse descartado indevidamente. Ela explicou ainda sobre as embalagens dos produtos elaborados, todas elas reutilizadas ou biodegradáveis.

A presidenta da APCEF/RS, Naiara Machado da Silva, prestigiou a oficina, juntamente com Rabeca Peres da Silva, coordenadora do Movimento Laudato Si' RS e integrante da Pastoral da Ecologia Integral, que auxiliou na organização da ação. Além de se engajarem com as práticas ecológicas, as participantes receberam certificados. Uma motivação a mais para quem busca um maior comprometimento social. Parabéns às envolvidas!

