Defesa da Caixa do Povo e 100% Pública

A Caixa Econômica Federal é o principal agente de políticas públicas do governo brasileiro e, desde a sua criação, estabeleceu seu foco voltado para o social. Financia as principais ações geradoras do desenvolvimento urbano do país, como saneamento básico e habitação. É centralizadora de operações relativas ao FGTS, PIS e Bolsa-Família. Manter a Caixa Econômica Federal como um Banco 100% Público faz parte da missão e da trajetória de lutas da APCEF/RS. 

  No entanto, os(as) empregados(as) têm assistido, dia após dia, a um verdadeiro desmonte da Caixa. Dentre as ações já postas na mesa do desmantelamento, estão o fechamento e o encolhimento de setores e unidades em todo o País; sucessivos Planos de Demissões Voluntárias (PDVEs) sem novas contratações, reduções no percentual de empréstimos no Minha Casa, Minha Vida, e as anunciadas privatizações da Lotex, da gestão do FGTS e das áreas de habitação e de cartões. Também não faltam ataques aos direitos dos(as) trabalhadores(as), como é o caso do programa de Gestão de Desempenho (GDP), da verticalização e das terceirizações.

  O que precisa ficar claro - não somente para os(as) empregados(as) - é que a política de desmonte é um problema grave que afeta todos(as) os(as) brasileiros(as). Em 156 anos de existência, a Caixa teve uma função social fundamental para o país, oferecendo crédito com juros mais baixos e operando onde as companhias privadas não tem interesse.



  Neste sentido, a APCEF/RS novamente lança mão do seu usual protagonismo e reacende a campanha "Caixa 100% Pública - Tô contigo e não abro", lançada em 2015 com muito sucesso. A segunda fase do movimento dará toda a contrubuição necessária para que os(as) bancários(as) unifiquem forças para esta luta.

Share by: