ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens

CLIQUE AQUI

Entre em contato 51 3268-1611

A+ A-

18/01/2021

Subscreva abaixo-assinado pela valorização do patrimônio da Funcef

A APCEF/RS inicia, nesta semana que precede o Dia da Aposentada e do Aposentado, um abaixo-assinado público com o objetivo de exigir que a Funcef faça a contabilização das ações da Vale, que integram o patrimônio da Fundação, pelo valor da cotação no dia 31/12/2020, e não pelo valor médio da cotação da ação no último trimestre (outubro, novembro e dezembro) de 2020. A contabilização pela média do trimestre reduzirá o resultado positivo desse investimento e, consequentemente, penalizará ainda mais os(as) empregados(as), que vêm sendo sacrificados(as) pela cobrança das contribuições extraordinárias.

O patrimônio da Funcef é formado por contribuições mensais dos(as) empregados(as) e também da Caixa, patrocinadora. Esse valor - que é investido em imóveis, fundos de investimentos e ações de empresas, para suportar o pagamento das aposentadorias do grupo aposentado, dos pensionistas e dos empregados(as) da ativa - teve perdas, tornando o patrimônio da Funcef insuficiente para pagar a aposentadoria vitalícia de todos(as) os(as) participantes e assistidos(as).

O déficit, então, gerou a necessidade de contribuições extraordinárias mensais, que têm atingido os salários ou benefícios dos(as) participantes em um percentual de até 30%, o que compromete muito seus orçamentos familiares. "Precisamos cobrar a direção da Funcef para que contabilize as ações da Vale pelo mesmo critério da carteira de investimentos de renda variável, ou seja, pelo valor da ação em 31 de dezembro. O critério para a contabilização da ação da Vale difere dos demais investimentos da carteira de renda variável, sendo que o desempenho da Vale está em alta, com projeção positiva, pelo mercado. Não capitalizar a valorização expressiva da Vale em 2020 demonstra despreocupação com os(as) participantes, muito penalizados(as) com as contribuições extraordinárias elevadas”, declarou a diretora de Aposentadas(os), Previdência e Saúde da APCEF/RS, Célia Zingler.

Assine e ajude a divulgar o documento, através do seguinte link: https://secure.avaaz.org/community_petitions/po/fundacao_dos_economiarios_federais_funcef_funcef_balanco_2020_contabilizar_a_vale_pelo_que_ela_vale_3/?fWqkWab&fbogname=CELIA&utm_source=sharetools&utm_medium=facebook&utm_campaign=petition-1168311-funcef_balanco_2020_contabilizar_a_vale_pelo_que_ela_vale&utm_term=WqkWab%2Bpo&fbclid=IwAR2qwAmUhrmx4WyDleDzRvhh1UvOWQ4alEna9XQIVze87qkH8GI3uVIhQR8

Últimas Notícias


Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul
Gestão CORAGEM PARA CONSTRUIR O BEM COMUM 2018/2021
Avenida Coronel Marcos, 851, Ipanema, Porto Alegre / RS | CEP 91760-000
Telefone: (51) 3268-1611 | Fax: (51) 3268-2700