ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens

CLIQUE AQUI

Entre em contato 51 3268-1611

A+ A-

03/07/2020

APCEF/RS ingressa com ação pedindo adicional de insalubridade para caixas e tesoureiros/as

Foto:  Cristina Gehlen, em Creative Commons, via Flickr

A Associação ingressou, na última quarta-feira, 1º de julho, com uma ação judicial requerendo adicional de insalubridade para empregadas e empregados que trabalham como caixas e tesoureiros/as na Caixa Econômica Federal. A ação contempla associadas e associados da  APCEF/RS, enquanto dure o estado de calamidade em decorrência da pandemia do novo coronavírus. O pedido tramita na 6ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, sob o número 00205116720205040006.

Para o presidente da APCEF, Marcello Carrión, "a pandemia da COVID-19 trouxe um novo cenário para quem trabalha em bancos, e o aumento diário de infectados pelo novo coronavírus é o embasamento de requerer insalubridade está na contaminação biológica. Para ajuizar esta ação, foi criado um grupo de trabalho, e essa ação, mais do que recompensa financeira, é para conseguir caracterizar a falta de condições de trabalho e seus desdobramentos no futuro".

"Chegamos à conclusão que seria conveniente, até para colocar em evidência o que está acontecendo com empregadas e empregados da Caixa hoje, que está ocorrendo um desrespeito ao princípio da vida. Os serviços bancários são classificados como essenciais durante a pandemia e quem trabalha na Caixa  presta um serviço social importantíssimo. Por isso, é necessário reconhecer  que o ambiente é claustrofóbico, sem ventilação natural, com grande circulação de pessoas. É um ambiente  propício  para a propagação do novo coronavírus, incluindo os deslocamentos e o risco de baixar imunidade por conta do medo e incertezas a que estão expostos.”, explica do advogado Milton Fagundes, assessor jurídico trabalhista na APCEF e responsável pela ação.

Ainda na semana que vem será ajuizada outra ação, para reconhecimento de insalubridade para demais trabalhadoras e trabalhadores da Caixa, que também estão em ambiente insalubre, ainda que de forma diferente que caixas e tesoureiros/as, que têm o agravante de manuseio de cédulas e moedas, que sabidamente são propagadores do novo coronavírus.

Você pode saber mais sobre a ação assistindo à mais recente edição do programa Diálogos em Defesa da Vida: Saúde é Nosso Bem Maior, no Facebook ou no YouTube da APCEF.

Últimas Notícias


Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul
Gestão CORAGEM PARA CONSTRUIR O BEM COMUM 2018/2021
Avenida Coronel Marcos, 851, Ipanema, Porto Alegre / RS | CEP 91760-000
Telefone: (51) 3268-1611 | Fax: (51) 3268-2700