ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens

CLIQUE AQUI

Entre em contato 51 3268-1611

A+ A-

11/11/2018

"Acreditamos na poesia para superar o ódio": lançamento do livro de poemas na Feira do Livro

Poesia&Declamação

O Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado – um prédio histórico estabelecido em 1871 – foi palco para uma muitas emoções derivadas da poesia na quinta-feira (8), dia do lançamento da obra "Poesia&Declamação 2018" na Feira do Livro de Porto Alegre. O público, que lotou a sala, foi comovido pela declamação de poemas de própria autoria das/dos poetas, acompanhados ao som do violão de Jonas Tubino.

Veja mais fotos na página da APCEF no Facebook.

Poesia&Declamação

Definindo a tarde como "muito intensa", o presidente da APCEF/RS, Marcello Carrión, emocionado, disse ser "muito difícil conter as lágrimas". "A Associação acredita muito nesse poder. Vivemos um momento muito perigoso, e o trabalho cultural que desenvolvemos propicia que as pessoas tenham um outro olhar, inclusive sobre questões macro, com muito mais sensibilidade. Acreditamos na poesia para superar o ódio", declarou.

Poesia&Declamação

A obra -- livro e CD -- é resultado da segunda Oficina de Criação Literária Poesia e Declamação realizada pela Associação, com o escritor Alcy Cheuiche, mas a parceria completou dez anos em 2018. "Temos um investimento muito grande – e não somente financeiro, mas de trabalho e dedicação – com esporte, lazer, luta em defesa dos nossos direitos, muita cultura e arte", disse Carrión, que agradeceu também à Associação Gaúcha de Economiários Aposentados (AGEA), que novamente cedeu suas instalações para a realização da oficina, à Mayros Corretora de Seguros, que patrocinou a publicação, e ao escritor alegretense Élvio Vargas, que foi ao lançamento para falar sobre poesia.

Poesia&Declamação

Alcy, que levou boa parte do público às lágrimas ao declamar seu poema "Toque de Silêncio" – que lhe rendeu um interrogatório durante a Ditadura Militar – afirmou que "nada é mais bonito que a poesia declamada"."Hoje estou cumprindo mais uma etapa na minha carreira de poeta e declamador, abrindo a porteira – ou as cortinas do espetáculo – para onze poetas e declamadores/as que trabalharam um ano comigo na segunda oficina deste tema realizada pela APCEF/RS. Do grupo pioneiro, voltaram algumas pessoas, lideradas pelo associado e conselheiro da APCEF, Paulo Cesar Ketzer, o Pacek. A maioria, entretanto, jamais havia escrito um poema até a nossa primeira aula, na primavera de 2017", contou.

Poesia&Declamação

A tarde seguiu com a sessão coletiva de autógrafos, quando Ariane Severo, Berence Longo, Devanir Camargo, Gilmar Delvan, Irineu Roque Zolin, João Buhl, Karin Fonseca Kestering, Pacek, Ramon Franco, Salete Maria Mattje e Tania Mendonça dedicaram mensagens aos presentes no Memorial do Rio Grande do Sul. Mais uma vez, foi o momento para que leitoras e leitores pudessem encontrar pessoalmente os/as escritores/as.

Obras da Feira do Livro: conheça aqui e usufrua das vantagens especiais para associados/as!

Últimas Notícias


Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul Gestão. NOSSA LUTA É POR SUAS CONQUISTAS 2015/2018 Avenida Coronel Marcos, 851 Ipanema Porto Alegre / RS CEP 91760-000 Telefone: (51) 3268-1611 Fax: (51) 3268-2700