ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens

CLIQUE AQUI

Entre em contato 51 3268-1611

A+ A-

19/09/2018

Caixa de Pandora estreia o espetáculo "O Carnaval é Nosso!" no dia 10 de outubro

O Carnaval é Nosso!

É uma história comum, mas impactante na vida das pessoas, em muitas cidades brasileiras: um local de encontro de uma comunidade popular, reduto de um tradicional bloco de carnaval, por pressão imobiliária, está ameaçado de ser transferido para um novo e distante loteamento. Estamos nos anos 1970, o país vive sob uma violenta ditadura, mas as pessoas teimam em resistir. Ambientada em uma cidade provinciana, em um bar de nome "Rosa Vermelha", a peça do Grupo de Teatro Caixa de Pandora se chama "O Carnaval É Nosso!" e estreia no próximo  dia 10 de outubro em Porto Alegre.

O grupo Caixa de Pandora, mantido pela APCEF/RS, foi fundado em 1980 e tem uma história de sucesso. No novo espetáculo, participam dez atrizes e atores provenientes da categoria bancária e associados/as à entidade. A renomada  diretora de teatro Sandra Loureiro, que está à frente do grupo desde 2012, está dirigindo os ensaios e organizando o figurino com muito  entusiasmo.  O  roteiro é de Paulo Caetano, e como ator é  um dos personagens da peça.

As palavras de Sandra Loureiro são de confiança e dedicação intensa: "Este foi um trabalho diferente do que estávamos acostumados/as – e tudo que é novo sempre é um pouco complicado. É a primeira vez que utilizamos um texto que não é meu, mas do Caetano. Só conseguimos realizá-lo porque este é um momento no qual o grupo está muito maduro. Fomos nos apoiando, tentando, e agora estamos na reta final". Com um grupo bastante engajado, ela diz que há uma postura de muita apropriação coletiva do espetáculo. "A nossa expectativa é grande pois há uma qualificação intelectual muito interessante, fundamentada no Carnaval, mas com outras questões paralelas: o poder financeiro, as instituições culturais populares", resume.

Para a diretora de Cultura da APCEF, Diva Maria Fernandes, a nova peça faz uma crítica à forma como é tratado o povo nas periferias do país. "Desalojados de seu espaço, muitas vezes da própria moradia, sem direito a educação e menos qualidade de vida. O cenário é um bloco carnavalesco, que para muitos proporciona os raros momentos de alegria. O "Carnaval é Nosso!" é mais uma obra, entre tantas obras de sucesso do nosso Grupo de Teatro Caixa de Pandora. Desejamos que o público tenha um ótimo espetáculo", afirma.

"O Carnaval é Nosso!" estreia no Teatro Dante Barone, uma das salas mais importantes da Capital, no dia 10 de outubro , às 20h. As entradas são gratuitas, e a lotação ocorre de acordo com a capacidade do local do espetáculo, por ordem de chegada.

O elenco é composto por Almeri Espíndola, Paulo Caetano, Débora Nobre, Valquíria Judaber, Evanilda Padilha, Nara Alteneter, Eduardo Longhi, Rosemeri Nobre, Elaine Alteneter e Rodrigo Ribeiro.

O quê: Estreia de "O Carnaval é Nosso!", nova peça do Grupo Caixa de Pandora.
Quando: dia 10 de outubro de 2018, às 20h.
Onde: No Teatro Dante Barone, que fica na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul – Praça Mal. Deodoro, 101, Centro de Porto Alegre.
Ingressos: Entrada franca, de acordo com a possibilidade de lotação do local. Contribuição espontânea de 2kg de alimentos não-perecíveis.

Últimas Notícias


Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul Gestão. NOSSA LUTA É POR SUAS CONQUISTAS 2015/2018 Avenida Coronel Marcos, 851 Ipanema Porto Alegre / RS CEP 91760-000 Telefone: (51) 3268-1611 Fax: (51) 3268-2700