ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens

CLIQUE AQUI

Entre em contato 51 3268-1611

A+ A-

08/11/2016

Oficina de Criação Literária "Gaia - a Mãe Terra" com pré-inscrições abertas!


A APCEF apresenta mais uma oportunidade de aprendizado do fazer literário em 2017! É a Oficina de Criação Literária Alcy Cheuiche  com o tema"Gaia - a Mãe Terra", que busca promover este debate tão essencial para a vida no planeta. Além de formar escritores(as), a Oficina realizará uma preparação para escrever contos sobre o tema do meio ambiente, investindo em arte na defesa da vida.

Para participar, não é necessária experiência prévia com a escrita literária. A atividade é oferecida para todos os públicos (associados/as e seus dependentes), sendo necessária apenas a idade mínima de 14 anos. Os encontros acontecerão todas as terças-feiras, das 18 às 21h. Existe a possibilidade de uma turma extra com encontro às quintas-feiras, conforme o fechamento de turma (mínimo 18 alunos/as).

O trabalho dá sequência à Oficina já realizada em 2015 pela APCEF, "Água: Elemento Essencial da Vida", que foi um grande sucesso!

As pré-inscrições já podem ser realizadas. Após este período de pré-inscrição, os(as) interessados(as) serão contatados(as). A garantia da vaga se dará pela ordem de inscrição. Preencha o formulário online:

>Formulário de pré-inscrição

Ou manifeste o seu interesse através do email cultural@apcefrs.org.br - (51)3268-1611.

A defesa do meio ambiente

Embora a defesa do meio ambiente seja preocupação universal, suas teses de sobrevivência do ser humano e de todas as formas de vida na Terra ainda estão longe de ser conhecidas e aplicadas no cotidiano.  Muitas vezes, nos conscientizamos da importância de combater as indústrias poluidoras, prevenir os desastres ambientais, como o de Mariana,  proteger a selva amazônica e defender a sobrevivência das baleias (aliás, uma luta essencial da ecologia), mas deixamos torneiras abertas ou achamos perda de tempo separar diariamente nosso lixo orgânico da multidão de embalagens plásticas que somos obrigados a eliminar. Faça o que eu digo e não faça o que eu faço... Realidade difícil, MAS POSSÍVEL, de modificar.

Movimento Ambientalista no Rio Grande do Sul

Poucos sabem que o movimento ambientalista no Brasil nasceu exatamente aqui, em nossa cidade de Porto Alegre, com a criação da AGAPAN – Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural, no dia 27 de abril de 1971. Dos seus fundadores: José Lutzenberger, Hilda Zilbermann e Augusto Carneiro, Hilda e Augusto ainda estão conosco (ambos com 88 anos) para contar a história da entidade que conquistou muitas vitórias e levou Lutzenberger a tornar-se um dos ambientalistas mais conhecidos no Brasil e no mundo.

Também das lutas dos primeiros anos participaram Mozart Pereira Soares, Magda Renner e Caio Lustosa. Mozart faleceu em 2006, Magda faleceu recentemente, mas Caio, que foi Secretário do Meio Ambiente de Porto Alegre no Governo Olívio Dutra, ainda está entre nós (no início deste mês ainda teve carta publicada na imprensa, condenando os maus tratos no transporte de animais para abate no Rio Grande do Sul).

Atividades complementares

Além das vivências em sala de aula, que serão enriquecidas com a presença de palestrantes, com a indicação de filmes e outros materiais complementares, serão realizadas saídas de campo, para que sejam realizadas vivências que estimulem a criatividade e o aprendizado, como para o Rincão Gaia, no município de Pantano Grande.

O investimento será informado após o fechamento de turma.

Serviço:

O que: Oficina de Criação Literária "Gaia - a Mãe Terra"
Quando: Início das aulas em março de 2017. Término em novembro de 2017. Aulas todas as terças-feiras, das 18 às 21h, com opção, conforme o fechamento de turma, em mesmo horário nas quintas-feiras.
Pré-inscrições: Abertas
Investimento: Divulgado após fechamento de turma
Informações: cultural@apcefrs.org.br ou (51)3268-1611.

Últimas Notícias


Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul
Gestão CORAGEM PARA CONSTRUIR O BEM COMUM 2018/2021
Avenida Coronel Marcos, 851, Ipanema, Porto Alegre / RS | CEP 91760-000
Telefone: (51) 3268-1611 | Fax: (51) 3268-2700