ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens CLIQUE AQUI
Entre em contato 51 3268-1611

NOTÍCIAS

13/04/2018

João de Barro de março e abril está em circulação

JB nº421

Já começou a distribuição aos associados e às associadas da edição de março e abril do Jornal João de Barro, publicação mensal da APCEF/RS. Nestes meses, o assunto principal é a eleição da entidade, que ocorre nos dias 25 e 26 de abril. Além disso, o jornal trata da intervenção militar no Rio de Janeiro, com entrevista com o professor Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo sobre o tema. A situação da mulher nos âmbitos doméstico, social, laboral e político, assim como o Fórum Alternativo Mundial da Água, estão entre os temas de destaque – além, claro, de todo o conteúdo informativo e de serviços que estão sempre presentes no jornal. Confira, abaixo, o editorial e acesse aqui a versão online. 

Apenas três meses de 2018 se passaram e a conjuntura não é nada animadora. Um festival de violência, impunidade e arbitrariedades chega a nós especialmente através das redes sociais. A mídia tradicional, como de praxe, mais grave do que se omitir, deturpa informações em benefício próprio e de seus apadrinhados.

Foi assim com a intervenção militar no Rio de Janeiro, vendida como um recurso eficaz para resolver o problema da insegurança pública, quando, na verdade, só faz aumentá-la, infernizando particularmente a vida das populações mais pobres. Também agonizamos com as manchetes sobre a morte da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), que teve a sua execução, evidentemente política, apropriada como se fosse um simples caso de violência urbana. Mais recentemente, após o show de horrores que foram os ataques à caravana do ex-presidente Lula pelo sul do País, ainda assistimos ao aprisionamento dessa, que é a mais popular liderança política brasileira, primeiro lugar disparado nas pesquisas eleitorais, após um processo judicial duvidoso e recordista de velocidade. E esses são apenas alguns exemplos das trevas pelas quais estamos passando.

Dessa forma, a ignorância vai dando eco à intolerância e ao fascismo, e a democracia brasileira se vê em frangalhos. O momento é perigoso e exige esclarecimento. Nesse sentido, o João de Barro cumpre o seu papel como mídia alternativa de resistência e traz conteúdos especiais, a fim de fomentar o pensamento crítico de cada associado e associada.

Para entender melhor o que significa a intervenção militar no Rio de Janeiro, leia a entrevista com o especialista em Análise Social da Violência e Segurança Pública, o professor da Escola de Direito da PUCRS, Dr. Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo. “É preciso que a sociedade esteja ciente de que a forma como está sendo feito, em ano eleitoral, por um governo sem legitimidade, acaba tendo muito mais um objetivo eleitoreiro do que propriamente uma capacidade real de enfrentamento de um problema que é muito sério”, afirmou.

Falando em eleições, 2018 não é ano eleitoral apenas em nível nacional. A APCEF/RS também abriu o seu processo na última assembleia, realizada no dia 3 de março. A plenária aprovou a data dos dias 25 e 26 de abril para a votação que elegerá a próxima administração da entidade. Confira a nominata da chapa inscrita na página central e não deixe de participar!

Mais um excelente serviço da APCEF à democracia tem sido a campanha “Caixa do Povo e 100% Pública”, retomada no dia 15 de março, com um debate sobre o Bem Comum, na Câmara de Vereadores de Passo Fundo. Outra forma de ativismo cidadão da Associação foi a participação da diretoria no Fórum Alternativo Mundial da Água (Fama), um evento internacional que reuniu cerca de sete mil pessoas de todo o mundo em defesa da água como direito elementar à vida.

Como não poderia faltar, no Mês Internacional de Luta das Mulheres, produzimos uma reportagem especial sobre a situação feminina no âmbito doméstico, social, laboral e político na contemporaneidade. Além disso, trazemos novidades acerca do equacionamento na Funcef e das mudanças no Saúde Caixa.

Sobre esses e outros assuntos, você poderá se aclarar neste do JB. Boa leitura e até a próxima edição!

 

 

Tags:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


22/03/2018

Leia aqui o edital de eleições com nominata completa da chapa inscrita

A Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal/RS...

20/04/2018

Seletivas dos Jogos FENAE 2018 têm inscrições abertas

A APCEF gaúcha está em preparação para os...

20/04/2018

Associados e associadas participam do Inspira Fenae

Começou nesta sexta-feira (20), no Rio de Janeiro, a edição...

18/04/2018

Fique atento/a: as eleições da APCEF/RS ocorrem nos dias 25 e 26 de abril

Faltam poucos dias para o pleito que elege a Diretoria Executiva, o Conselho...

16/04/2018

Corrida Fenae do Pessoal da Caixa ocorre no dia 5 de maio, inscrições abertas!

A Corrida Fenae do Pessoal Caixa, evento realizado em APCEFs de todo o...